Cooperativa para o Desenvolvimento da Pesca deverá ter cinco mil associados

 

Criada em Ilhéus a Cooperativa para o Desenvolvimento da Pesca, Mariscagem e Aquicultura do Sul da Bahia. Integrada por nove entidades (colônia de pescadores, cooperativas e associações), uma das tarefas iniciais será a participação na gestão do Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus.

O modelo de gestão será o compartilhado e terá acompanhamento do Sebrae para sua implantação. Esta decisão foi tomada em encontro realizado pela Bahia Pesca com pescadores, marisqueiras e aquicultores. Por causa da quantidade de participantes nas entidades que formam a cooperativa, ela deverá ter mais de cinco mil associados.

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, responsável pelo Terminal Pesqueiro, foi representada na Assembleia pela chefe interina da Unidade Regional de Ilhéus, Luciana Nascimento.

Segundo Luciana, “o modelo de gestão compartilhado envolvendo,as entidades de pescadores,marisqueiras e aquicultores  em conjunto com a Bahia Pesca,evitará o custo excessivo das tarifas operacionais e,ao mesmo tempo, reverterá as sobras para as próprias categorias.”